top of page

GRUPOS DE TRABALHO

GT:01  - A LITERATURA AFRO-AMERICANA EM SUAS MÚLTIPLAS VERTENTES: DA IDENTIDADE CULTURAL AO INSÓLITO FICCIONAL

Coordenador: Profa. Dra. Sueli Meira Liebig

Ementa: o presente GT pretende agregar e discutir trabalhos que gravitem entre as reiteradas questões sobre identidade cultural, passando pelos estudos da tradução, de gênero, da oralidade, da pertença étnica, da memória, da violência doméstica, ao escrutínio da errância, da migração, da militância e do fantástico, entre tantas outras polarizações críticas, em obras de autores afro-americanos e mais notadamente na escrita feminina, pelo adicional preconceito de gênero.

GT:02  - O LEITOR NA TESSITURA DAS QUESTÕES IDENTITÁRIAS NA POESIA E PROSA LITERÁRIA.

Coordenador: Profa. Dra. Maria Suely Costa

Ementa: Estudos que proponham reflexões acerca de produções literárias que inovam o cenário da literatura em termos temáticos e estéticos ao sugerir a valorização e ressignificação de questões de raça e gênero na história e cultura afro-brasileira.

GT:03  - LITETARURA, OUTRAS ARTES E OUTRAS MÍDIAS.

Coordenadores: Prof. Me. Auricélio Soares Fernandes & Prof. Me. Caio Antônio Medeiros Nóbrega

Ementa: Este Grupo de Trabalho (GT) objetiva reunir trabalhos que discutam primordialmente a questão da interseção da literatura com outras artes e mídias. Assim, estaremos aceitando artigos que versem acerca de como a literatura – enquanto mídia/forma artística ou textos literários específicos – é recontextualizada através de outras formas de discurso presentes na cultura de massa contemporânea, como HQ´s, cartoons, seriados televisivos, novelas e outros, assim como a relação de diálogo que a literatura pode estabelecer com outras formas de arte como a pintura, a música e o cinema.Portanto, os trabalhos direcionados a esse GT devem desenvolver uma análise comparativa que abarque conceitos como tradução cultural, dialogismo, intertextualidade, intermidialidade, metalinguagem e adaptação.

GT:04  - REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Coordenadores: Profa. Drª Iara Ferreira de Melo Martins & Profa. Esp. Karla Valéria Araújo Silva

Ementa: Este Grupo de Trabalho recebe propostas que debatam estratégias de leitura e de escrita, trazendo construções teóricas e práticas para a inovação do ensino de Língua Portuguesa por meio do uso de textos de diversos gêneros. Nosso objetivo é discutir/refletir o ensino dessas competências, considerando os avanços alcançados nos últimos anos a partir da concepção de língua/linguagem como interação social (BAKHTIN, 1986, 2003). Para tanto, estamos considerando a leitura como um processo dinâmico de relações entre autor- texto- leitor. É fundamental, pois, ensinar a interpretar os ditos e não-ditos dos textos, na sua constituição multissemiótica. A produção textual, por sua vez, precisa ser analisada como réplica ativa de quem assume posições e constrói elos com outros textos. Pensando na leitura e na escrita como um exercício de solidariedade e compreensão da diversidade histórica que nos constitui, aceitamos propostas de comunicação que focalizem a relação teoria/prática analítica sobre leitura e escrita, visando contribuir, dessa forma, para a ampliação das práticas de letramento das quais participam nossos alunos.

GT:05  - LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA E NORTE-AMERICANA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Coordenador: Profa. Me. Clara Mayara Almeida de Vasconcelos

Ementa: Este Grupo de Trabalha oferece espaço para tratar de análises da produção ficcional de língua inglesa e/ou o diálogo que as obras literárias podem estabelecer com outras mídias, para tanto, serão elencados os conceitos de adaptação e de tradução, seja ela interlínguas, intralingual ou intersemiótica, além de também receber trabalhos sobre teoria literária, em especial no que concerne ao gênero literário narrativo que sejam desenvolvidos de acordo com as considerações sobre o romance inglês do século XVIII até o modernista, ou a teoria do conto. Além desses conceitos, o espaço também está aberto para outras discussões sobre o texto literário, ou o seu diálogo com outras linguagens, por meio de noções que permitam refletir e problematizar a construção do texto literário e/ou a nova linguagem/mídia para a qual ele foi transladado. Desta forma, o objetivo deste GT é a apresentação de análises de textos literários, sejam elas sobre uma única obra ou uma análise comparativa.

GT:06  - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA

Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Cirilo Valones 

Ementa: Este GT pretende receber trabalhos sobre Teoria Literária ou análises crítico-literárias de narrativas, de poesias ou de textos dramáticos. Assim, esperam-se trabalhos com perspectivas metodológicas sobre Teoria e Crítica Literária ou que analisem e critiquem textos pertencentes ao universo narrativo, ao universo poético ou ao universo dramático.

GT:07  - FONÉTICA, FONOLOGIA E ENSINO

Coordenador: Prof. Dr. Leônidas José da Silva Jr 

Ementa: Este GT contempla trabalhos nas áreas de Fonética & Fonologia; Prosódia e análise de dados experimentais em estudos de Língua Materna (LM), Estrangeira (LE) e Interlingua bem como, a influência da fonologia no processo de letramento em LM.

As áreas de discussão abrangem, entre outras, pesquisas que tenham como objetivo: 1- Descrição de fenômenos segmentais e prosódicos da língua portuguesa, línguas estrangeiras e interlínguas; 2- Variação e mudança sob a perspectiva fonético-fonológica e morfo-fonológica; 3- Fonologia Prosódica e interface sintaxe-fonologia; 4- Análise acústica de dados da fala a partir do processamento digital de dados; 5- Contribuições da fonologia para o ensino de língua portuguesa na relação oral-escrita e o ensino de pronúncia em LE.

GT:08  - REPRESENTAÇÕES DA LITERATURA INFANTOJUVENIL: LEITURAS MULTISSEMIÓTICAS

Coordenador: Profa, Dra. Rosangela Neres

Ementa: O GT agrupará pesquisas e trabalhos na área da Literatura Infanto-juvenil, com abordagem multimodal, intersemiótica e comparada.

GT:09  - EVENTOS DE LINGUAGENS NUMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA

Coordenadores: Prof. Me.  Antonio Flávio Ferreira de Oliveira & Profa. Me. Karoline Machado Freire Pereira 

Ementa: Este GT recebe trabalhos que possibilitem discussões relativas às teorias enunciativo-discursivas da linguagem em diálogo com as mais diversas possibilidades de estudos discursivos no campo das ciências humanas e sociais e que estejam, direta ou indiretamente relacionados com a temática “AGLOBALIZAÇÃO E SEUS MÚLTIPLOS FALARES”. Assim, estudar os eventos de linguagem (os gêneros discursivos) se configura momento de reflexão sobre o agir de sujeitos sociais com a/na linguagem, trazendo para discussão questão como: sujeito, subjetividade, sentido, outro, entoação avaliativa, apreensão ativo-responsiva, autoria, discurso citado, alteridade, heterogeneidade, entre outros. Tais questões efetivam-se nos eventos de linguagem os mais diversos como em discursos acadêmicos, discursos da mídia, no discurso oral, na literatura e outros. Desse modo, este GT recebe trabalhos que versem sobre questões referentes ao ensino, leitura e produção de gêneros discursivos a partir de um olhar linguístico-enunciativo-discursivo da linguagem.

GT:10  - CRISES DEMOCRÁTICAS E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO.

Coordenadores: Profa. Ma. Jórissa Danilla Aguiar (Doutoranda em Ciências Sociais – UFCG) & Prof. Ma. Jonece Beltrame (Doutorando em Filosofia – UFPB)

Ementa: Em um momento político de agravamento da crise capitalista internacional com seus reflexos em países da América Latina, como o Brasil, percebem-se os ataques contra a recente democracia vigente e contra a educação pública. Afinal, a globalização também impacta todos os países por promover uma unidade da economia mundial. Partimos do pressuposto de que em momentos de instabilidade democrática, como no caso da ditadura militar de 1964, a educação é um dos pilares que primeiramente sofrem interferência. O exílio de vários intelectuais que poderiam ter mudado os rumos da educação pública do país com Paulo Freire, Florestan Fernandes, entre outros, bem como o afastamento de temas tão caros à nossa realidade, como a teoria da dependência e o estudo da nossa formação social, demonstra que contemporaneamente ainda perduram reflexos desse regime de governo. Nos dias de hoje, em meio ao aprofundamento da crise econômica, altas dos preços, crise política e escândalos de corrupção, envolvendo os principais partidos tradicionais do país surge na conjuntura o novo e audacioso movimento de secundaristas, como exemplo de que momentos de instabilidade podem também alavancar a ascensão da luta de classes. Neste grupo de trabalho, discutiremos propostas que tratem do tema da globalização, economia e política e educação e seus falares.

GT:11  - CECÍLIA MEIRELES E A POESIA TRANSTEXTUAL DO ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA.

Coordenador: Profa. Dra. Maria Aparecida de Lima

Ementa: Neste Grupo de Trabalho, propomo-nos compartilhar aspectos da poética do ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA, de Cecília Meireles, especialmente no que diz respeito à transtextualidade entre esse livro de poemas e o Romanceiro Tradicional Ibérico, o Direito, a História do Brasil e a literatura brasileira arcádica.

.

bottom of page